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BLOG DA TURMA R10 2011-2013 DO CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DA FACULDADE PROFESSOR LUIZ ROSA

PROJETO INTEGRADOR


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FACULDADE PROFESSOR LUIZ ROSA




MANUAL DO PROJETO INTEGRADOR





Jundiaí
2011

Este  manual  contém  orientações  básicas  para  a  apresentação  escrita  dos  Projetos
Integradores  originalmente  preparadas  para  a  Faculdade  de  Tecnologia  Professor  Luiz
Rosa.
Uma produção escrita deve apresentar linguagem objetiva, descritiva, coerente e coesa
no  intuito  de  se  tornar  uma  referência  de  pesquisa  para  outros  estudiosos  do  assunto.  É  por
isso que se dá importância à redação e à linguagem crítica e analítica do trabalho.
A  estrutura  do  trabalho  científico  /  acadêmico  da  Faculdade  de  Tecnologia  Professor
Luiz Rosa deve apresentar as seguintes etapas:


  Capa
  Folha de Rosto
Elementos Pré-Textuais  Agradecimentos
  Resumo
  Sumário
  Figuras (ilustrações) – quando houver


  Introdução
Elementos Textuais  Desenvolvimento
  Considerações Finais


Elementos Pós- Textuais  Referências
  Apêndices e/ou Anexos – quando houver


  A  seguir,  observam-se  informações  básicas  sobre  a  formatação  a  ser  utilizada  nos
trabalhos da Faculdade de Tecnologia Professor Luiz Rosa:

  Digitação do Documento

Os trabalhos devem ser apresentados de modo legível, em folha branca de tamanho A4. O
documento deve ser digitado em espaço 1,5 (exceto capa, folha de rosto, resumo e referências
bibliográficas/bibliografia, que devem ter espaço um), ocupando apenas o anverso da página.
Recomenda-se a utilização da fonte 12 (exceto para capa, folha de rosto e títulos de capítulos,
em que deve ser utilizado o tamanho 14 da fonte) em Times New Roman,  uniforme em todo
o  documento.  Tipos  itálicos  são  usados  para  nomes  científicos  e  expressões  estrangeiras,
títulos de obras ou periódicos e citações. A margem à direita deve ser justificada, bem como a
da esquerda, exceto no início de parágrafo, cujo recuo deve ser obrigatório de 1,25cm.

  Margens do Documento

As margens devem permitir encadernação e reprodução corretas.
margem esquerda:   3.0 cm
margem direita :      2.0 cm
margem superior :   3.0 cm
margem inferior :   2.0 cm


  Numeração das Páginas do Documento

As  páginas  são  contadas  a  partir  da  folha  de  rosto  e  não  são  numeradas.  A
numeração destas acontece sequencialmente a partir da Introdução, em algarismos arábicos,
no  canto  superior  direito,  sem  traços,  pontos  ou  parênteses.  As  páginas  do  anexo  e/ou
apêndice  (quando  houver)  devem  ser  numeradas  de  maneira  contínua  de  forma  a  dar
sequência  à paginação do texto principal.

  Título e subtítulo

São destacados gradativamente, usando-se os recursos de negrito. O título de capítulo
deve ser digitado em letra maiúscula, negrito, fonte tamanho 14, sem parágrafo, utilizando-se
algarismos  arábicos.  Os  subtítulos  devem  ser  impressos  em  letra  12  negrito  e  só  a  primeira
letra das palavras principais em maiúscula. Entretanto, os subtítulos ocupam a mesma página
do capítulo, quando há espaço. Entre o título e o texto, ou entre um subtítulo e o texto, deve-se deixar um <enter>. E entre um subtítulo e outro, após terminar o texto, são dois <enters>.

  Elementos informativos para as referências

Livros

Os elementos a serem considerados são: autor ou autores; título em itálico; subtítulo,
se houver; edição, partindo-se da 2ª; local de publicação; editora; ano de publicação; total de
páginas, prática facultativa.
Se  alguma  informação  não  constar  da  obra  pesquisada,  podem-se  utilizar  alguns
recursos que auxiliam na composição dos elementos. São eles:

a.  se  o  título  ou  subtítulo  da  obra  for  muito  longo,  utilizam-se  reticências  após  a  escrita  das
primeiras palavras.
b. acréscimos à edição como revista / ampliada devem ser mencionados de forma abreviada.
c. se o local da publicação não estiver mencionado na obra, é válida a informação [S.l.], Sine
loco.
d. a obra pesquisada que não mencionar a editora em suas partes pode ser referenciada na sua
ordem pela denominação [s.n.], sin nomine.
e.  não  havendo  informações  referentes  ao  local  de  publicação  nem  à  editora,  recorre-se  à
denominação [S.l.:s.n.].
f. quando o ano de publicação não for mencionado, pode-se informar uma data aproximada,
com base em alguma orientação mencionada na obra, como exemplo: [1981?].
g. a indicação das páginas ao final da referência pode ser feita de forma simples: p. 17 – 25 ou
p. 31 – 6 (da página 31 à página 36). Quando não houver paginação ou esta for irregular, as
menções se apresentam como: paginação irregular ou não paginado.

Exemplos:
Com  um  autor:  SOBRENOME,  Nome.  Título  do  livro:  subtítulo  (se  houver).  Edição.  Local:
Editora, ano.

KLEIMAN,  Angela.  Texto  e  leitor:  aspectos  cognitivos  da  leitura.  7ª.  ed.  Campinas,  SP:
Pontes, 2000.

Com  dois  autores:  SOBRENOME,  Nome;  SOBRENOME,  Nome.  Título  do  livro:  subtítulo
(se houver). Edição. Local: Editora, ano.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 16ª.
ed. São Paulo: Ática: 2003. 431p.

______________________________________. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo:
Ática, 1996.
Obs.: O tracejado utilizado nas referências bibliográficas indica que a obra é do autor listado
anteriormente.

Com  três  autores:  SOBRENOME,  Nome;  SOBRENOME,  Nome;  SOBRENOME,  Nome.
Título do livro: subtítulo (se houver). Edição. Local: Editora, ano.

SCHERMERHORN (Jr.), John R.; HUNT, James G.; OSBORN, Richard N. Fundamentos de
Comportamento Organizacional. 2a. ed. Porto Alegre: Bookman, 1999.

Com quatro ou mais autores: Indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al.
SOBRENOME,  Nome.  et  al.  Título  do  livro:  subtítulo  (se  houver).  Edição.  Local:  Editora,
ano.

PAULINO, Graça et al. Tipos de Textos, Modelos de Leitura. Belo Horizonte: Formato, 2001.

Obs.:
a)  nas  obras  em  que  reúnem  vários  trabalhos  de  autores  diferenciados,  a  entrada  se  dá  pelo
organizador ou coordenador do trabalho.

Exemplo:  ABREU,  Márcia  (Org.).  Leitura,  história  e  história  da  leitura.  Campinas,  SP:
Mercado  das  Letras;  Associação  de  Leitura  do  Brasil;  São  Paulo:  Fapesp,  1999.  640p.
(Coleção Histórias de Leitura)

b) Quando não se conhece o autor, a referência inicia-se com o título da obra.


Entidade  (empresas,  instituições,  associações):  NOME  DA  ENTIDADE.  Título  da  obra:
subtítulo (se houver). Local, ano.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Catálogo de teses da Universidade de São Paulo, 1992.
São Paulo, 1993.


Capítulos de Livros: Autor ou autores da parte em referência, título da parte e subtítulo, (se
houver), expressão In: autor ou autores da obra no todo quando estes forem mencionados ou
uso de travessão (na proporção de seis caracteres) caso não se apresentem os autores, título da
obra  no  todo  (em  itálico)  e  subtítulo  (se  houver),  edição,  editora,  ano  da  publicação  e
localização. Exemplo:




Exemplo:
CHARTIER,  Roger.As  Revoluções  da  Leitura  no  Ocidente.  In:  ABREU,  Márcia  (Org.).
Leitura,  história  e  história  da  leitura.  Campinas,  SP:  Mercado  das  Letras;  Associação  de
Leitura do Brasil; São Paulo: Fapesp, 1999. p. 19-31. (Coleção Histórias de Leitura)

Trabalhos Monográficos: podem ser mencionados no todo ou em partes (capítulo ou seção).
A  sequência  apresenta-se  dessa  forma:  autor,  título  (itálico),  subtítulo  (se  houver),  ano,
número  total  das  páginas,  o  tipo  de  trabalho  monográfico,  nível  e  área  do  curso,  nome  da
instituição e local.

Exemplo:
VENTURA PUPO, Lucí Bertolo. Práticas de Leitura em Alunos do Ensino Médio. 2003. 104
p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Bragança Paulista.

A referência de parte do texto monográfico apresenta a ordem: autor ou autores do texto em
referência,  o  título  da  parte  lida,  expressão  In:,  travessão  (na  proporção  de  seis  caracteres),
título da obra no todo (itálico), subtítulo (se houver), ano, localização do texto referido, o tipo
de trabalho monográfico, nível e área do curso, nome da instituição e local.

Exemplo:
VENTURA  PUPO,  Lucí  Bertolo.  Considerações  dentro  da  Complexidade  da  Leitura.  In:
______.  Práticas  de  Leitura  em  Alunos  do  Ensino  Médio.  2003.  p.  6-40.  Dissertação
(Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Bragança Paulista.

Acesso Online

Os elementos informativos para livro devem seguir a sequência: autor ou autores (se houver),
título  (itálico),  subtítulo  (se  houver),  ano  da  publicação  (se  houver),  expressão  Disponível
em:, endereço eletrônico, expressão Acesso em:, data do acesso.

Exemplo:
JOÃO  XXIII.  Mater  et  magistra:  evolução  da  questão  social  à  luz  da  doutrina  cristã.Roma.
1961.  Disponível  em:  http://www.vatican.va/holy_father/john_xxiii/encyclicals/documents
hf_jxxiii_enc_15051961_mater_po.html›.Acesso em: 20 nov. 2002.

As informações de referência para periódicos em meio eletrônico devem seguir a sequência:
autor  ou  autores  do  texto  quando  houver,  o  título  do  texto,  subtítulo  (se houver),  o  título  do
periódico  (em  itálico),  local  da  publicação,  data,  seção  ou  parte  do  periódico,  páginas,
descrição  do  objeto  (CD  ou  pen  drive)  ou  expressão  Disponível  em:;  endereço  eletrônico,
expressão Acesso em:; data do acesso.

Os  trabalhos  monográficos  apresentam  a  ordem:  autor;  título  (itálico);  subtítulo,se  houver;
ano; número total das páginas; o tipo de trabalho monográfico; nível e área do curso; nome da
instituição; local; expressão Disponível em:; endereço eletrônico, expressão Acesso em:; data
do acesso.





Publicação Periódica (Revista – científica, semanal, Jornal )
No todo: TÍTULO.Local: Editora, ano.

Exemplo:
REVISTA BRASILEIRA DE ATUALIDADES. Rio de Janeiro: Nova Editora, 1949.

Em parte (artigo, matéria, entrevista etc): deve-se mencionar o autor do texto quando houver;
o título do texto; o título do periódico (em itálico); local da publicação; número do volume ou
o ano; número do fascículo; páginas em que se encontra o texto; data do fascículo

Exemplo:
NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999.
Folha Turismo, Caderno 8, p.13.
Como  trabalhar  por  competências.  Nova  Escola  –  Especial  Ensino  Médio,  São  Paulo,  ago.
2002, Caderno Especial.
Provão da desigualdade. Folha de São Paulo, São Paulo, 12 dez. 1999. Editorial, p. 2

Legislação
É possível referenciar os elementos legislativos conforme exemplo abaixo:

BRASIL. Decreto-lei n. 2423, de 7 de abril de 1988. Estabelece critérios para pagamento de
gratificações  e  vantagens  pecuniárias  aos  titulares  de  cargos  e  empregos  da  Administração
Federal  direta  e  autárquica.  Diário  Oficial  da  União,  Brasília,  v.126,  n.66,  p.  6009,  8  abr.
1988. Seção 1, pt.1.

Como fazer citações e utilizar as notas de rodapé:

Entende-se citação como a menção no texto de uma informação colhida de outra fonte,
cujo  objetivo  é  fundamentar  as  ideias  defendidas  no  trabalho  acadêmico.  Não  pode  estar
“solta” num trabalho acadêmico, sem a devida relação com aquilo que se está escrevendo. Tal
relação  no  texto  pode  ser  elaborada  tendo  em  vista  comparações,  contra-argumentações,
exemplificações,  enumerações,  definições,  interrogações  e  informações  históricas,  entre
outras. Há que se identificar o autor da citação para que o trabalho não se caracterize como
cópia  pura.  Essa  identificação  segue  normas  padronizadas  pela  ABNT  e  adaptadas  por  este
manual. Deve obedecer aos critérios:

Citação direta: indica-se o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) com inicial em letra maiúscula e
demais  minúsculas,  seguido(s),  entre  parênteses,  da  data  e  da(s)  página  mencionada(s).
Exemplos:
a) um autor: Kleiman (2000, p.13)
b) dois autores: Barros; Lehfeld (1990, p.14)
c) três autores: Silva; Almeida; Costa (2005, p. 233)
d) mais de três autores: Paulino et al. (2001, p. 35)

É  a  cópia  exata  ou  transcrição  literal  de  outro  texto.  O  tamanho  de  uma  citação
determina sua localização no texto e pode ser utilizada da seguinte forma:

a) até três linhas:  deve ser incorporada ao parágrafo, entre aspas duplas e em itálico.



Exemplos:
 
Todos  esses  elementos,  dependendo  da  forma  como  são  conduzidos,  implicarão
positiva ou negativamente na formação do leitor proficiente. Para Kleiman (2000, p. 23): “são
os elementos relevantes ou representativos os que contam, em função do significado do texto,
a  experiência  do  leitor  é  indispensável  para  construir  o  sentido.” É  relevante  salientar  que
(...)

b)  citação  mais  longa,  acima  de  3  linhas,  inclusive,  deve  figurar  abaixo do  texto,  alinhado  à
direita, com recuo de 4cm a partir da margem inicial esquerda de 3cm, espaçamento simples,
letra 10 (sem itálico, sem aspas, sem negrito). Exemplo:

Dessa maneira, deve-se  considerar na  construção de sentido  a existência  de um texto
para que o leitor possa preencher-lhe os vazios  existentes, dada a relação móvel que o texto
tem  com  o  leitor  na  dependência  do  reconhecimento  do  seu  gênero  como  sustenta  Chartier
(1988, p. 26):
Os  textos  não  são  depositados  nos  objectos,  manuscritos  ou  impressos,  que  o
suportam  como  receptáculos,  e  não  se  inscrevem  no  leitor  como  o  fariam  em  cera
mole. Considerar a leitura como  um acto concreto requer que qualquer processo de
construção de sentido, logo de interpretação, seja encarado como estando situado no
cruzamento entre [...] leitores dotados de competências específicas [...] e [...] textos
cujo significado se encontra dependente dos dispositivos discursivos e formais ...

Citação Indireta é a expressão da idéia contida na fonte citada, sem transcrição, dispensando
o  uso  de  aspas  duplas.  Menciona-se,  de  qualquer  forma,  o  nome  do  autor  parafraseado  e  a
data da publicação da obra. Exemplo:

Para Possenti (1994), a leitura é questão de suma importância tanto que sua falta tende
a  ser  classificada  como  uma  aflição.  Sua  preocupação,  porém,  refere-se:  a)  ao  fato  dos
elementos  que  afetam  a  leitura  e  b)  aos  danos  que  ela  provoca,  nomeando  esses  fatores  como
maldição ou praga. (...)

Obs.: Citações de textos online
a) quando é um artigo, por exemplo, com autoria, faz-se a seguinte menção:
De acordo com Moura (2001, online), a citação é um modo de....

b)  em  caso  de  textos  sem  autoria,  cita-se  o  site  e,  em  nota  de  rodapé  (o  ideal  é  apontar  o
caminho completo do site em questão). Exemplo:
Segundo  o  site  da  UNESCO  (e  em  nota  de  rodapé,  indica-se  o  caminho  do  site:
<http://www.brasilia.unesco.org/noticias/ultimas/unesco-lanca-curso-para-capacitacao-de-profissionais-de-museus>), há oferecimento de 160 vagas para o curso de capacitação........

Notas de Rodapé
As notas de rodapé destinam-se a prestar  esclarecimentos ou tecer  considerações que
não devam ser incluídas no texto para não interromper a sequência lógica da leitura. Para se
fazer a chamada das notas de rodapé, usam-se algarismos arábicos, na entrelinha superior sem
parênteses, com numeração consecutiva para cada capítulo ou parte, evitando-se recomeçar a
numeração a cada página. Hoje, o documento do Word conta com a janela “Inserir”.
Clicando-se nela abre-se em uma outra janela “Referências”, “Nota de Rodapé”, e a chamada
é feita automaticamente.

Como devem ser mencionadas as figuras (ilustrações) no trabalho:

É  no  desenvolvimento  dos  capítulos  em  que  são  expostas  as  ilustrações  (quadros,
tabelas, gráficos etc). O título (em letra 12) de gráficos, tabelas etc, no corpo de texto em que
se  apresentam,  deve  vir  acima  da  sua  respectiva  imagem  e  deve  ser  numerado  (Quadro  21,
Tabela  2  etc).  Se  for  uma  cópia  (um  gráfico  tirado  de  um  livro,  por  exemplo),  a  fonte  (em
letra 10) deve vir indicada logo abaixo. Além disso, deve haver um texto explicativo, fazendo
referência à imagem  colocada  e relacionando-a ao todo do trabalho. Os quadros e as tabelas
são conjuntos de informações apresentados em colunas e linhas. Nos quadros as informações
expostas  são  predominantemente  palavras  e  textos.  Já  as  tabelas  apresentam  informações
predominantemente  quantitativas,  em  forma  de  números,  valores,  sejam  ou  não  tratados
estatisticamente.  A  indicação  do  quadro/tabela  deve  ocorrer  diretamente  no  texto,  fazendo
parte de uma afirmação isolada ou entre parênteses.

Exemplos para o texto:

A  Tabela  5  evidencia  os  fatores  responsáveis  [...]  [...]  de  acordo  com  as  evidências
apresentadas (Quadro 21).

[...] apesar dos valores encontrados na Tabela 2, o fluxo de caixa [...]

Exemplos para a ilustração:

Quadro 1 – Fatores que influenciam o fluxo de caixa


FONTE : KAUSAS; WILSON, 1999, p. 4

Tabela 1 - Resultados da pesquisa de campo quantitativa

FONTE: NUNES et al, 1994, p. 125.

Tabela 2 – Nova organização de fluxo de caixa (elaborada pelo próprio autor)


Os quadros e as tabelas devem estar próximos do trecho ao qual fazem referência. Eles
devem estar centralizados na página e com disposição de texto alinhada. Caso uma tabela, por
exemplo, não caiba em uma página, escrever embaixo a palavra (em maiúsculo) CONTINUA
(em letra 10) e continuar a tabela na outra página (repita o título da tabela, seguido da palavra
CONTINUAÇÃO  -  também  em  maiúsculo  -  em  letra  10).  Ilustrações  são  todas  as  figuras,
desenhos, rascunhos, esquemas, diagramas, fluxogramas, organogramas, fotografias, mapas e
demais  imagens  da  dissertação,  ou  tese,  que  servem  para  elucidar,  explicar,  complementar  e
simplificar o entendimento do texto. Sua indicação deve ocorrer diretamente no texto, fazendo
parte  de  uma  afirmação  isolada  ou  entre  parênteses,  assim  como  ocorre  com  os  quadros  e
tabelas.
Exemplo:

O  gráfico  4  mostra  o  comportamento  dos  pesquisados  ante  a  apresentação  de  um
produto novo[...] Nos primeiros trinta anos após a revolução industrial (Ilustração 12), a taxa
[...]
Os  gráficos  e  demais  ilustrações  devem  estar  próximos  do  trecho  ao  qual  fazem
referência.  Eles  devem  estar  centralizados  na  página  e  com  disposição  de  texto  alinhada.
Todas as ilustrações do desenvolvimento da obra devem se enquadrar nas margens adotadas,
não podendo ultrapassá-las em nenhuma hipótese. Os textos e números inseridos nos gráficos
e nas ilustrações devem ser redigidos em Times New Roman tamanho 12 na cor preta e com
espaçamento  simples.  Cores  são  facultativas,  mas  sua  utilização  deve  ser  moderada.  Os
demais detalhes estéticos ficam a cargo do autor, desde que a  configuração seja mantida em
todo  o  trabalho.  Uma  legenda  correspondente  ao  gráfico  ou  demais  ilustrações  deve  ser
obrigatoriamente  indicada.  A  legenda  (tamanho  12)  de  ambos  os  casos  deve  apresentar  o
número sequencial dentro da obra, o título e a fonte (letra desta tamanho 10) abaixo do objeto.


Gráfico nº - Título.
FONTE: NONONO; ano, página

  A seguir, segue o modelo de como deverão ser apresentados os projetos na Faculdade
de Tecnologia Professor Luiz Rosa.































FACULDADE DE TECNOLOGIA PROFESSOR LUIZ ROSA
CURSO ..........











Título do Trabalho (não escrever Projeto Integrador)








Nome completo do aluno  A (sem RA)
Nome Completo do aluno B (sem RA)
Nome Completo do aluno C (sem RA)
Nome Completo do aluno D (sem RA)
Nome Completo do aluno E (sem RA)


Explicação: na capa deve constar: nome da instituição, curso específico, título do trabalho, autoria, local e data,
dispostos em fonte Times New Roman 14 (apenas o autor/autores do trabalho deve ser escrito em letra 12) em
negrito, espaçamento simples.












JUNDIAÍ
2011
Nome completo do aluno  A (sem RA)
Nome Completo do aluno B (sem RA)
Nome Completo do aluno C (sem RA)
Nome Completo do aluno D (sem RA)
Nome Completo do aluno E (sem RA)










Título do Trabalho (não escrever Projeto Integrador)








Projeto Integrador apresentado aos professores da Instituição Prof. Luiz
Rosa,  como  requisito  parcial  para  a  conclusão  do  2º.  Semestre.
Orientador: Profa. Ms. Beltrana da Silva




Explicação: a folha de rosto tem praticamente a mesma finalidade da capa, isto é, a identificação do documento.
A diferença, entretanto, está na disposição das informações: o nome dos autores está centralizado no topo, ainda
em  letra  12,  logo  em  seguida  o  título,  igualmente  centralizado,  em  fonte  maiúscula  14.  Após,  indica-se  a
natureza do trabalho (em letra fonte tamanho 10, normal, alinhado à direita  – com recuo  de margem de 8cm, a
partir dos 3cm da margem  esquerda -, espaçamento simples). O nome completo do professor orientador aparece
abaixo da descrição do trabalho, em letra 10, normal e também justificado à direita, e deve constar sua titulação,
respeitando-se  o  grau  de  formação.  Assim:  Prof.  Esp.  para  professor  especialista,  Prof.  Ms.  para  professor
mestre, ou Prof. Dr. para professor doutor. Por fim, local e data, como mencionados na capa.







JUNDIAÍ
2011
RESUMO
O presente trabalho estuda... O principal objetivo é ...  A pesquisa desenvolveu-se a partir de
Os dados foram levantados através de... Abordou-se ... Analisou-se ...

Palavras-chave: .......... – .......... – .........






Explicação: no resumo, em Língua Portuguesa, descrevem-se os principais tópicos do texto original e indica-se,
sucintamente,  seu  conteúdo.  O  resumo  deve  ser  a  síntese  dos  pontos  relevantes  do  texto,  em  linguagem  clara,
concisa  e  direta.  A  palavra  RESUMO  deve  ser  escrita  em  fonte  14,  negrito,  todas  as  letras  em  maiúsculo.  No
corpo  do  texto,  separado  após  um  <enter>  deve-se  ressaltar  o  tema,  a  importância  e  o  objetivo  do  trabalho.
Descreve-se  brevemente  a  realização  da  pesquisa  feita  pelo  grupo  e  sua  contribuição  para  com  o  mercado
profissional.  O  resumo,  escrito  em  3ª.  pessoa  do  singular  e  /ou  na  forma  impessoal,  o  que  propicia  maior
credibilidade  ao  texto,  deve  ser  redigido  em  um  só  parágrafo,  sem  o  recuo  de  margem,  com  espaçamento
simples, fonte 12. Contém entre 250 e 500 palavras, salientando-se a importância da colocação de três palavras-chave. Estas são aquelas que mais se repetem ou são de grande importância no trabalho como um todo.

Exemplo de texto para Resumo:

RESUMO
O presente trabalho estuda o funcionamento de uma biblioteca. O principal objetivo é analisar a infra-estrutura,
os equipamentos e os serviços da Biblioteca Leme do Prado. A pesquisa desenvolveu-se a partir de uma revisão
de  literatura  na  área  de  biblioteconomia  sobre  a  temática  Biblioteca  Universitária.  Os  dados  foram  levantados
através  de  formulário  implementado  e  atualizado  a  partir  da  obra  Guia  das  Bibliotecas  Brasileiras  publicado
pelo  IBGE,  em  1980,  e  aplicado  à  diretora  da  Biblioteca,  permitindo  traçar  o  seu  perfil  com  relação  à  sua
localização, o tamanho das coleções (total de volumes), a existência e adequação da área destinada à Biblioteca,
a  existência  de  equipamentos,  a  quantidade  e  qualificação  de  pessoal.  Abordou-se  o  histórico  da  Biblioteca  no
Brasil e suas funções. Analisou-se a importância da Biblioteca Universitária na disseminação da informação e na
construção de uma sociedade mais democrática e dinâmica.

Palavras-chave: Biblioteca – Funções – Jundiaí
















SUMÁRIO

Digite o título do capítulo (nível 1) .......................................................................................... 1
Digite o título do capítulo (nível 2) ......................................................................................... 2
Digite o título do capítulo (nível 3) ..................................................................................... 3
Digite o título do capítulo (nível 1) .......................................................................................... 4
Digite o título do capítulo (nível 2) ......................................................................................... 5
Digite o título do capítulo (nível 3) ..................................................................................... 6



Explicação: O sumário consiste na enumeração dos capítulos do trabalho, na ordem em que aparecem no texto,
com a página inicial de cada capítulo. A palavra SUMÁRIO, centralizada, deve ser escrita em fonte 14, negrito.
Deixa-se  um  espaço  em  branco  de  espaçamento  1,5.  Os  capítulos,  escritos  em  letra  maiúscula,  devem  ser
numerados  em  algarismos  arábicos,  a  partir  da  Introdução  até  os  Anexos/Apêndices.  Havendo  subdivisão  nos
capítulos,  deve  ser  adotada  a  numeração  progressiva,  sempre  em  número  arábico.  Apenas  a  primeira  letra  das
palavras do subtítulo escreve-se em letra maiúscula.

Exemplo de Sumário:

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ........................................................................................ ........................................................... 4
CAPÍTULO 1 FORMATO .......................................................................................................... ....................... 6
1.1 Digitação do Documento ................................................................................................................................. 6
1.2 Margens do Documento .................................................................................................... ............................... 6
CAPÍTULO 2 ESTRUTURA ........................................................................................................ ...................... 8
CAPÍTULO 3 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS ............................................................................................... 9
3.1 Capa .................................................................................................................... .............................................. 9
3.2 Página de Rosto ....................................................................................................................................... ......... 9
3.3 Agradecimentos ................................................................................................... ............................................ 11
3.4 Resumo  ................................................................................................................. .......................................... 12
3.5 Sumário ........................................................................................................................................................... 14
CAPÍTULO 4 ELEMENTOS TEXTUAIS ....................................................................................................... 16
4.1 Citações ............................................................................................................. .............................................. 22
4.1.1 Apresentação de informação no texto - Citação .......................................................................................... 22
4.1.2 Notas de Rodapé ....................................................................................................... ................................... 25
CAPÍTULO 5 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS ............................................................................................. 26
5.1 Referências ............................................................................................................. ........................................ 26
5.2 Bibliografia ............................................................................................................ ......................................... 26
CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................................................. 29
ANEXO ....................................................................................................................... ......................................... 32





FIGURAS

Gráfico 1 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.................................................................... 1
Gráfico 2 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.................................................................... 4




Explicação:  Termo  designado  para  ilustrações  ou  tabelas  /  gráficos/  quadros/imagens/  figuras,  é  um  elemento
que  se  destina  a  identificar  os  elementos  gráficos  na  ordem  em  que  aparecem  no  texto,  indicando  seu  título,  o
número da página em que estão impressos. Estas imagens merecem um sumário em separado. Se todo o trabalho
contiver  apenas  um  gráfico,  uma  figura  e  dois  quadros,  por  exemplo,  pode  ser  feito  apenas  um  sumário
indicando  as  páginas  de  todos  esses  elementos  citados.  Entretanto,  se  o  número  de  quadros,  figuras  e  gráficos
etc. ultrapassar cinco (5) imagens, há que se elaborar um sumário para cada tipo, isto é, uma lista só para gráfico,
depois outra só para tabela e assim por diante, sendo que estas listas permanecem na mesma página. No sumário
destas  imagens,  é  importante  identificar  o  tipo  (se  gráfico,  ou  quadro,  por  exemplo),  colocar  a  legenda  e
indicação da página em que está esta imagem.

Exemplo de indicação para Lista:

GRÁFICO 3 – Pesquisa com alunos da Instituição......................................................15


















INTRODUÇÃO

Contextualização do assunto para o leitor.
   Objetivo
  Escolha do tema (justificativa).
  Metodologia.
  Capítulo 1.
  Capítulo 2.
  Capítulo 3.
  Capítulo 4.
  Contribuição.

Explicação: nesta primeira parte do texto, deve-se fazer uma apresentação geral do assunto do trabalho e definir
sucinta  e  objetivamente  o  tema  abordado,  ou  seja,  fazer  uma  contextualização  para  o  leitor.  Acrescentam-se  a
justificativa sobre a escolha do tema, a hipótese, uma ideia que dê motivo à realização da pesquisa, e o objetivo
geral  do  trabalho  (e  os  objetivos  específicos  –  se  houver).  Todo  trabalho  de  pesquisa  segue  uma  metodologia,
que abrange desde  bibliografia,  visitas, passando por questionários, entre tanto outros  métodos, a qual deve ser
descrita  nesta  parte  textual.  Por  último,  apresenta-se  um  resumo  de  cada  capítulo  do  trabalho,  em  diversos
parágrafos, e a expressão de como o trabalho elaborado pode contribuir para a área profissional ou sociedade, em
geral.

Exemplo de Introdução:

INTRODUÇÃO

Escrever dois ou três parágrafos de contextualização do assunto para o leitor.
   Partindo-se desta ideia, entende-se que ...
  O  objetivo  deste  trabalho  é  ...  (aqui  pode  ser  exposto  o  objetivo  geral  bem  como  os  específicos,
levando-se em consideração a proposta desenvolvida).
  A escolha do tema se deu...
  A  metodologia  utilizada  para  este  trabalho  foi  a  pesquisa  bibliográfica  para  a  construção  do
embasamento teórico e a pesquisa de campo, na ..., para levantamento dos dados e análise do ... .
  Não será abordado neste projeto .... (algo que o leitor esperaria encontrar sobre o assunto mas não  faz
parte deste trabalho).
  O capítulo 1 contempla a fundamentação teórica ... .
  No capítulo 2, apresenta-se o objeto de estudo deste trabalho, o qual ... .
  Encontra-se no capítulo 3 a problemática referente ... .
  No capítulo 4 é desenvolvida e proposta de melhoria para ... .
  Espera-se que este trabalho possa contribuir para ... .

Obs.: Há que se observar a questão da coesão entre as frases e os parágrafos.

1 REFERENCIAL TEÓRICO
2 (dar título)
3 (dar título – DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS)
4 (dar título - PROPOSTAS DE MELHORIA)

Explicação: o desenvolvimento é o trabalho propriamente dito, ou seja, é o texto que contém o detalhamento da
pesquisa,  citações  para  explicar  um  determinado  pensamento  do  grupo,  explicação  da  importância  do  assunto
estudado  e  os  valores  agregados.  Pode  conter  também  uma  análise  dos  prós  e  contras  para  convencimento  do
leitor.
A  divisão  do  desenvolvimento  é  apresentada  em  capítulos.  No  primeiro  capítulo,  será  abordada  a
fundamentação teórica, que é  a exposição da teoria defendida com base em argumentos  de autoridade, ou seja,
de  autores  renomados  que  possibilitam,  através  de  seus  estudos,  o  entendimento  do  universo  de  sua  área  de
pesquisa.  É  aqui  que  as  ideias  dos  autores  aparecem  em  forma  de  citação  direta,  citação  indireta  ou  citação  da
citação.  O  segundo  capítulo  contempla  a  descrição  do  objeto  pesquisado  (informações  imprescindíveis  que
auxiliarão  na  condução  da  pesquisa).  No  terceiro  capítulo,  o  levantamento  de  problema(s)  observado(s)  na
pesquisa de campo será exposto de maneira que se permita, obedecendo a uma sequência, como foi conduzida a
coleta  de  dados  para  a  análise  dos  resultados.  A  partir  disso,  as  informações  serão  analisadas  tendo  como
orientação a teoria defendida anteriormente e apresentadas no quarto capítulo como proposta de solução.
Assim estruturados, os capítulos devem propiciar maior compreensão, por parte do leitor, das ideias do
grupo  sobre  o Projeto  Integrador  e  devem  ser  mencionados  em  páginas  separadas, justificados  à  esquerda,  em
letra 14, negrito, todas em maiúscula.



















CONSIDERAÇÕES FINAIS

Explicação:  é  o  espaço  de  retomada  do  tema  e  dos  assuntos  e  resultados  da  pesquisa.  Isso  significa  que  uma
síntese  é  elaborada  pelo  grupo,  seguida  de  questionamentos  e  propostas  para  projetos  futuros.  Também  deve
caracterizar-se pela escrita própria, na qual se evita a cópia de textos alheios. Também é nas considerações que
se  comparam  os  objetivos  iniciais  e  os  finais.  Isto  é,  no  início  do  trabalho  apresenta-se  uma  meta  que  vai  se
confirmar ou não conforme o andamento da pesquisa, ao final do processo.





























REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Explanação:  as  referências  caracterizam-se  como  textos  de  apoio  citados  de  forma  direta  e/ou  indireta  no
trabalho  acadêmico  e  que  garantem  a  credibilidade  da  produção  textual.    Ao  final  do  trabalho,  o  aluno-pesquisador  deve  listar  as  referências  utilizadas  no  corpo  do  texto.  Essa  identificação  segue  um  padrão
convencionado  pela  ABNT  e  adaptado  para  a  apresentação  dos  trabalhos  acadêmicos  da  Instituição  Professor
Luiz Rosa.

Exemplo de Referências:

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2000. MAZZETTI,  Margarete.
S.  P.   Uma   proposta   de   Articulação  entre   Teoria  e   Prática  Centrada  na  Aprendizagem  do Aluno.
2001. ___p.   issertação  (Mestrado em Educação) –  Universidade  São Francisco, Bragança Paulista.
SANTOS, G. B.; ALVES, L. Café Aralto. Jundiaí, 2008.
SANTOS-PINCINATO, Micaela D.   Escrita e   Reescrita:   produção   de   Textos no Ensino Médio sob a
Perspectiva dos Rascunhos. 2006. 106p. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - UPM, São Paulo.
REZENDE, S.C. et al.   A   Intermodalidade   e   a   busca   de  alternativas  para  redução de custos no
transporte de cargas. Jundiaí, 2007.
VENTURA PUPO, Lucí  Bertolo.   Práticas   de  Leitura  em  Alunos do Ensino Médio. 2003. 104  p.
Dissertação ( Mestrado  em  Educação)  –  Universidade   São    Francisco,  Bragança Paulista.
<http://www.admbrasil.com.br/abnt.htm> Acesso em 12 de dez de 2006.
<http://www.quatrocantos.com/tec_web/refere/INDEX.HTM> Acesso em 19/01/2009.




















ANEXOS

Explanação:  é  um  elemento  não  elaborado  pelo  autor,  que  documenta,  esclarece,  prova  ou  confirma  as  idéias
expressas na parte textual do trabalho acadêmico, por exemplo: modelos de documentos utilizados em empresas,
leis e pareceres que complementam uma ideia expressa no desenvolvimento do trabalho, dentre outros.






























APÊNDICE

Explanação:  é  um  elemento  que  consiste  em  um  documento  ou  texto  elaborado  pelo  autor,  com  o  intuito  de
complementar  sua  argumentação  sem  prejuízo  do  trabalho.  Podem-se  citar,  como  exemplos,  o  cronograma
estabelecido  para  o  cumprimentos  de  prazos,  modelos  de  questionários,  o  roteiro  de  uma  entrevista,  dentre
outros.