Quem sou eu
- RH NOTA 10
- BLOG DA TURMA R10 2011-2013 DO CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS DA FACULDADE PROFESSOR LUIZ ROSA
PROJETO INTEGRADOR
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FACULDADE PROFESSOR LUIZ ROSA
MANUAL DO PROJETO INTEGRADOR
Jundiaí
2011
Este manual contém orientações básicas para a apresentação escrita dos Projetos
Integradores originalmente preparadas para a Faculdade de Tecnologia Professor Luiz
Rosa.
Uma produção escrita deve apresentar linguagem objetiva, descritiva, coerente e coesa
no intuito de se tornar uma referência de pesquisa para outros estudiosos do assunto. É por
isso que se dá importância à redação e à linguagem crítica e analítica do trabalho.
A estrutura do trabalho científico / acadêmico da Faculdade de Tecnologia Professor
Luiz Rosa deve apresentar as seguintes etapas:
Capa
Folha de Rosto
Elementos Pré-Textuais Agradecimentos
Resumo
Sumário
Figuras (ilustrações) – quando houver
Introdução
Elementos Textuais Desenvolvimento
Considerações Finais
Elementos Pós- Textuais Referências
Apêndices e/ou Anexos – quando houver
A seguir, observam-se informações básicas sobre a formatação a ser utilizada nos
trabalhos da Faculdade de Tecnologia Professor Luiz Rosa:
Digitação do Documento
Os trabalhos devem ser apresentados de modo legível, em folha branca de tamanho A4. O
documento deve ser digitado em espaço 1,5 (exceto capa, folha de rosto, resumo e referências
bibliográficas/bibliografia, que devem ter espaço um), ocupando apenas o anverso da página.
Recomenda-se a utilização da fonte 12 (exceto para capa, folha de rosto e títulos de capítulos,
em que deve ser utilizado o tamanho 14 da fonte) em Times New Roman, uniforme em todo
o documento. Tipos itálicos são usados para nomes científicos e expressões estrangeiras,
títulos de obras ou periódicos e citações. A margem à direita deve ser justificada, bem como a
da esquerda, exceto no início de parágrafo, cujo recuo deve ser obrigatório de 1,25cm.
Margens do Documento
As margens devem permitir encadernação e reprodução corretas.
margem esquerda: 3.0 cm
margem direita : 2.0 cm
margem superior : 3.0 cm
margem inferior : 2.0 cm
Numeração das Páginas do Documento
As páginas são contadas a partir da folha de rosto e não são numeradas. A
numeração destas acontece sequencialmente a partir da Introdução, em algarismos arábicos,
no canto superior direito, sem traços, pontos ou parênteses. As páginas do anexo e/ou
apêndice (quando houver) devem ser numeradas de maneira contínua de forma a dar
sequência à paginação do texto principal.
Título e subtítulo
São destacados gradativamente, usando-se os recursos de negrito. O título de capítulo
deve ser digitado em letra maiúscula, negrito, fonte tamanho 14, sem parágrafo, utilizando-se
algarismos arábicos. Os subtítulos devem ser impressos em letra 12 negrito e só a primeira
letra das palavras principais em maiúscula. Entretanto, os subtítulos ocupam a mesma página
do capítulo, quando há espaço. Entre o título e o texto, ou entre um subtítulo e o texto, deve-se deixar um <enter>. E entre um subtítulo e outro, após terminar o texto, são dois <enters>.
Elementos informativos para as referências
Livros
Os elementos a serem considerados são: autor ou autores; título em itálico; subtítulo,
se houver; edição, partindo-se da 2ª; local de publicação; editora; ano de publicação; total de
páginas, prática facultativa.
Se alguma informação não constar da obra pesquisada, podem-se utilizar alguns
recursos que auxiliam na composição dos elementos. São eles:
a. se o título ou subtítulo da obra for muito longo, utilizam-se reticências após a escrita das
primeiras palavras.
b. acréscimos à edição como revista / ampliada devem ser mencionados de forma abreviada.
c. se o local da publicação não estiver mencionado na obra, é válida a informação [S.l.], Sine
loco.
d. a obra pesquisada que não mencionar a editora em suas partes pode ser referenciada na sua
ordem pela denominação [s.n.], sin nomine.
e. não havendo informações referentes ao local de publicação nem à editora, recorre-se à
denominação [S.l.:s.n.].
f. quando o ano de publicação não for mencionado, pode-se informar uma data aproximada,
com base em alguma orientação mencionada na obra, como exemplo: [1981?].
g. a indicação das páginas ao final da referência pode ser feita de forma simples: p. 17 – 25 ou
p. 31 – 6 (da página 31 à página 36). Quando não houver paginação ou esta for irregular, as
menções se apresentam como: paginação irregular ou não paginado.
Exemplos:
Com um autor: SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo (se houver). Edição. Local:
Editora, ano.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7ª. ed. Campinas, SP:
Pontes, 2000.
Com dois autores: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título do livro: subtítulo
(se houver). Edição. Local: Editora, ano.
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 16ª.
ed. São Paulo: Ática: 2003. 431p.
______________________________________. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo:
Ática, 1996.
Obs.: O tracejado utilizado nas referências bibliográficas indica que a obra é do autor listado
anteriormente.
Com três autores: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome.
Título do livro: subtítulo (se houver). Edição. Local: Editora, ano.
SCHERMERHORN (Jr.), John R.; HUNT, James G.; OSBORN, Richard N. Fundamentos de
Comportamento Organizacional. 2a. ed. Porto Alegre: Bookman, 1999.
Com quatro ou mais autores: Indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al.
SOBRENOME, Nome. et al. Título do livro: subtítulo (se houver). Edição. Local: Editora,
ano.
PAULINO, Graça et al. Tipos de Textos, Modelos de Leitura. Belo Horizonte: Formato, 2001.
Obs.:
a) nas obras em que reúnem vários trabalhos de autores diferenciados, a entrada se dá pelo
organizador ou coordenador do trabalho.
Exemplo: ABREU, Márcia (Org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas, SP:
Mercado das Letras; Associação de Leitura do Brasil; São Paulo: Fapesp, 1999. 640p.
(Coleção Histórias de Leitura)
b) Quando não se conhece o autor, a referência inicia-se com o título da obra.
Entidade (empresas, instituições, associações): NOME DA ENTIDADE. Título da obra:
subtítulo (se houver). Local, ano.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Catálogo de teses da Universidade de São Paulo, 1992.
São Paulo, 1993.
Capítulos de Livros: Autor ou autores da parte em referência, título da parte e subtítulo, (se
houver), expressão In: autor ou autores da obra no todo quando estes forem mencionados ou
uso de travessão (na proporção de seis caracteres) caso não se apresentem os autores, título da
obra no todo (em itálico) e subtítulo (se houver), edição, editora, ano da publicação e
localização. Exemplo:
Exemplo:
CHARTIER, Roger.As Revoluções da Leitura no Ocidente. In: ABREU, Márcia (Org.).
Leitura, história e história da leitura. Campinas, SP: Mercado das Letras; Associação de
Leitura do Brasil; São Paulo: Fapesp, 1999. p. 19-31. (Coleção Histórias de Leitura)
Trabalhos Monográficos: podem ser mencionados no todo ou em partes (capítulo ou seção).
A sequência apresenta-se dessa forma: autor, título (itálico), subtítulo (se houver), ano,
número total das páginas, o tipo de trabalho monográfico, nível e área do curso, nome da
instituição e local.
Exemplo:
VENTURA PUPO, Lucí Bertolo. Práticas de Leitura em Alunos do Ensino Médio. 2003. 104
p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Bragança Paulista.
A referência de parte do texto monográfico apresenta a ordem: autor ou autores do texto em
referência, o título da parte lida, expressão In:, travessão (na proporção de seis caracteres),
título da obra no todo (itálico), subtítulo (se houver), ano, localização do texto referido, o tipo
de trabalho monográfico, nível e área do curso, nome da instituição e local.
Exemplo:
VENTURA PUPO, Lucí Bertolo. Considerações dentro da Complexidade da Leitura. In:
______. Práticas de Leitura em Alunos do Ensino Médio. 2003. p. 6-40. Dissertação
(Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Bragança Paulista.
Acesso Online
Os elementos informativos para livro devem seguir a sequência: autor ou autores (se houver),
título (itálico), subtítulo (se houver), ano da publicação (se houver), expressão Disponível
em:, endereço eletrônico, expressão Acesso em:, data do acesso.
Exemplo:
JOÃO XXIII. Mater et magistra: evolução da questão social à luz da doutrina cristã.Roma.
1961. Disponível em: http://www.vatican.va/holy_father/john_xxiii/encyclicals/documents
hf_jxxiii_enc_15051961_mater_po.html›.Acesso em: 20 nov. 2002.
As informações de referência para periódicos em meio eletrônico devem seguir a sequência:
autor ou autores do texto quando houver, o título do texto, subtítulo (se houver), o título do
periódico (em itálico), local da publicação, data, seção ou parte do periódico, páginas,
descrição do objeto (CD ou pen drive) ou expressão Disponível em:; endereço eletrônico,
expressão Acesso em:; data do acesso.
Os trabalhos monográficos apresentam a ordem: autor; título (itálico); subtítulo,se houver;
ano; número total das páginas; o tipo de trabalho monográfico; nível e área do curso; nome da
instituição; local; expressão Disponível em:; endereço eletrônico, expressão Acesso em:; data
do acesso.
Publicação Periódica (Revista – científica, semanal, Jornal )
No todo: TÍTULO.Local: Editora, ano.
Exemplo:
REVISTA BRASILEIRA DE ATUALIDADES. Rio de Janeiro: Nova Editora, 1949.
Em parte (artigo, matéria, entrevista etc): deve-se mencionar o autor do texto quando houver;
o título do texto; o título do periódico (em itálico); local da publicação; número do volume ou
o ano; número do fascículo; páginas em que se encontra o texto; data do fascículo
Exemplo:
NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999.
Folha Turismo, Caderno 8, p.13.
Como trabalhar por competências. Nova Escola – Especial Ensino Médio, São Paulo, ago.
2002, Caderno Especial.
Provão da desigualdade. Folha de São Paulo, São Paulo, 12 dez. 1999. Editorial, p. 2
Legislação
É possível referenciar os elementos legislativos conforme exemplo abaixo:
BRASIL. Decreto-lei n. 2423, de 7 de abril de 1988. Estabelece critérios para pagamento de
gratificações e vantagens pecuniárias aos titulares de cargos e empregos da Administração
Federal direta e autárquica. Diário Oficial da União, Brasília, v.126, n.66, p. 6009, 8 abr.
1988. Seção 1, pt.1.
Como fazer citações e utilizar as notas de rodapé:
Entende-se citação como a menção no texto de uma informação colhida de outra fonte,
cujo objetivo é fundamentar as ideias defendidas no trabalho acadêmico. Não pode estar
“solta” num trabalho acadêmico, sem a devida relação com aquilo que se está escrevendo. Tal
relação no texto pode ser elaborada tendo em vista comparações, contra-argumentações,
exemplificações, enumerações, definições, interrogações e informações históricas, entre
outras. Há que se identificar o autor da citação para que o trabalho não se caracterize como
cópia pura. Essa identificação segue normas padronizadas pela ABNT e adaptadas por este
manual. Deve obedecer aos critérios:
Citação direta: indica-se o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) com inicial em letra maiúscula e
demais minúsculas, seguido(s), entre parênteses, da data e da(s) página mencionada(s).
Exemplos:
a) um autor: Kleiman (2000, p.13)
b) dois autores: Barros; Lehfeld (1990, p.14)
c) três autores: Silva; Almeida; Costa (2005, p. 233)
d) mais de três autores: Paulino et al. (2001, p. 35)
É a cópia exata ou transcrição literal de outro texto. O tamanho de uma citação
determina sua localização no texto e pode ser utilizada da seguinte forma:
a) até três linhas: deve ser incorporada ao parágrafo, entre aspas duplas e em itálico.
Exemplos:
Todos esses elementos, dependendo da forma como são conduzidos, implicarão
positiva ou negativamente na formação do leitor proficiente. Para Kleiman (2000, p. 23): “são
os elementos relevantes ou representativos os que contam, em função do significado do texto,
a experiência do leitor é indispensável para construir o sentido.” É relevante salientar que
(...)
b) citação mais longa, acima de 3 linhas, inclusive, deve figurar abaixo do texto, alinhado à
direita, com recuo de 4cm a partir da margem inicial esquerda de 3cm, espaçamento simples,
letra 10 (sem itálico, sem aspas, sem negrito). Exemplo:
Dessa maneira, deve-se considerar na construção de sentido a existência de um texto
para que o leitor possa preencher-lhe os vazios existentes, dada a relação móvel que o texto
tem com o leitor na dependência do reconhecimento do seu gênero como sustenta Chartier
(1988, p. 26):
Os textos não são depositados nos objectos, manuscritos ou impressos, que o
suportam como receptáculos, e não se inscrevem no leitor como o fariam em cera
mole. Considerar a leitura como um acto concreto requer que qualquer processo de
construção de sentido, logo de interpretação, seja encarado como estando situado no
cruzamento entre [...] leitores dotados de competências específicas [...] e [...] textos
cujo significado se encontra dependente dos dispositivos discursivos e formais ...
Citação Indireta é a expressão da idéia contida na fonte citada, sem transcrição, dispensando
o uso de aspas duplas. Menciona-se, de qualquer forma, o nome do autor parafraseado e a
data da publicação da obra. Exemplo:
Para Possenti (1994), a leitura é questão de suma importância tanto que sua falta tende
a ser classificada como uma aflição. Sua preocupação, porém, refere-se: a) ao fato dos
elementos que afetam a leitura e b) aos danos que ela provoca, nomeando esses fatores como
maldição ou praga. (...)
Obs.: Citações de textos online
a) quando é um artigo, por exemplo, com autoria, faz-se a seguinte menção:
De acordo com Moura (2001, online), a citação é um modo de....
b) em caso de textos sem autoria, cita-se o site e, em nota de rodapé (o ideal é apontar o
caminho completo do site em questão). Exemplo:
Segundo o site da UNESCO (e em nota de rodapé, indica-se o caminho do site:
<http://www.brasilia.unesco.org/noticias/ultimas/unesco-lanca-curso-para-capacitacao-de-profissionais-de-museus>), há oferecimento de 160 vagas para o curso de capacitação........
Notas de Rodapé
As notas de rodapé destinam-se a prestar esclarecimentos ou tecer considerações que
não devam ser incluídas no texto para não interromper a sequência lógica da leitura. Para se
fazer a chamada das notas de rodapé, usam-se algarismos arábicos, na entrelinha superior sem
parênteses, com numeração consecutiva para cada capítulo ou parte, evitando-se recomeçar a
numeração a cada página. Hoje, o documento do Word conta com a janela “Inserir”.
Clicando-se nela abre-se em uma outra janela “Referências”, “Nota de Rodapé”, e a chamada
é feita automaticamente.
Como devem ser mencionadas as figuras (ilustrações) no trabalho:
É no desenvolvimento dos capítulos em que são expostas as ilustrações (quadros,
tabelas, gráficos etc). O título (em letra 12) de gráficos, tabelas etc, no corpo de texto em que
se apresentam, deve vir acima da sua respectiva imagem e deve ser numerado (Quadro 21,
Tabela 2 etc). Se for uma cópia (um gráfico tirado de um livro, por exemplo), a fonte (em
letra 10) deve vir indicada logo abaixo. Além disso, deve haver um texto explicativo, fazendo
referência à imagem colocada e relacionando-a ao todo do trabalho. Os quadros e as tabelas
são conjuntos de informações apresentados em colunas e linhas. Nos quadros as informações
expostas são predominantemente palavras e textos. Já as tabelas apresentam informações
predominantemente quantitativas, em forma de números, valores, sejam ou não tratados
estatisticamente. A indicação do quadro/tabela deve ocorrer diretamente no texto, fazendo
parte de uma afirmação isolada ou entre parênteses.
Exemplos para o texto:
A Tabela 5 evidencia os fatores responsáveis [...] [...] de acordo com as evidências
apresentadas (Quadro 21).
[...] apesar dos valores encontrados na Tabela 2, o fluxo de caixa [...]
Exemplos para a ilustração:
Quadro 1 – Fatores que influenciam o fluxo de caixa
FONTE : KAUSAS; WILSON, 1999, p. 4
Tabela 1 - Resultados da pesquisa de campo quantitativa
FONTE: NUNES et al, 1994, p. 125.
Tabela 2 – Nova organização de fluxo de caixa (elaborada pelo próprio autor)
Os quadros e as tabelas devem estar próximos do trecho ao qual fazem referência. Eles
devem estar centralizados na página e com disposição de texto alinhada. Caso uma tabela, por
exemplo, não caiba em uma página, escrever embaixo a palavra (em maiúsculo) CONTINUA
(em letra 10) e continuar a tabela na outra página (repita o título da tabela, seguido da palavra
CONTINUAÇÃO - também em maiúsculo - em letra 10). Ilustrações são todas as figuras,
desenhos, rascunhos, esquemas, diagramas, fluxogramas, organogramas, fotografias, mapas e
demais imagens da dissertação, ou tese, que servem para elucidar, explicar, complementar e
simplificar o entendimento do texto. Sua indicação deve ocorrer diretamente no texto, fazendo
parte de uma afirmação isolada ou entre parênteses, assim como ocorre com os quadros e
tabelas.
Exemplo:
O gráfico 4 mostra o comportamento dos pesquisados ante a apresentação de um
produto novo[...] Nos primeiros trinta anos após a revolução industrial (Ilustração 12), a taxa
[...]
Os gráficos e demais ilustrações devem estar próximos do trecho ao qual fazem
referência. Eles devem estar centralizados na página e com disposição de texto alinhada.
Todas as ilustrações do desenvolvimento da obra devem se enquadrar nas margens adotadas,
não podendo ultrapassá-las em nenhuma hipótese. Os textos e números inseridos nos gráficos
e nas ilustrações devem ser redigidos em Times New Roman tamanho 12 na cor preta e com
espaçamento simples. Cores são facultativas, mas sua utilização deve ser moderada. Os
demais detalhes estéticos ficam a cargo do autor, desde que a configuração seja mantida em
todo o trabalho. Uma legenda correspondente ao gráfico ou demais ilustrações deve ser
obrigatoriamente indicada. A legenda (tamanho 12) de ambos os casos deve apresentar o
número sequencial dentro da obra, o título e a fonte (letra desta tamanho 10) abaixo do objeto.
Gráfico nº - Título.
FONTE: NONONO; ano, página
A seguir, segue o modelo de como deverão ser apresentados os projetos na Faculdade
de Tecnologia Professor Luiz Rosa.
FACULDADE DE TECNOLOGIA PROFESSOR LUIZ ROSA
CURSO ..........
Título do Trabalho (não escrever Projeto Integrador)
Nome completo do aluno A (sem RA)
Nome Completo do aluno B (sem RA)
Nome Completo do aluno C (sem RA)
Nome Completo do aluno D (sem RA)
Nome Completo do aluno E (sem RA)
Explicação: na capa deve constar: nome da instituição, curso específico, título do trabalho, autoria, local e data,
dispostos em fonte Times New Roman 14 (apenas o autor/autores do trabalho deve ser escrito em letra 12) em
negrito, espaçamento simples.
JUNDIAÍ
2011
Nome completo do aluno A (sem RA)
Nome Completo do aluno B (sem RA)
Nome Completo do aluno C (sem RA)
Nome Completo do aluno D (sem RA)
Nome Completo do aluno E (sem RA)
Título do Trabalho (não escrever Projeto Integrador)
Projeto Integrador apresentado aos professores da Instituição Prof. Luiz
Rosa, como requisito parcial para a conclusão do 2º. Semestre.
Orientador: Profa. Ms. Beltrana da Silva
Explicação: a folha de rosto tem praticamente a mesma finalidade da capa, isto é, a identificação do documento.
A diferença, entretanto, está na disposição das informações: o nome dos autores está centralizado no topo, ainda
em letra 12, logo em seguida o título, igualmente centralizado, em fonte maiúscula 14. Após, indica-se a
natureza do trabalho (em letra fonte tamanho 10, normal, alinhado à direita – com recuo de margem de 8cm, a
partir dos 3cm da margem esquerda -, espaçamento simples). O nome completo do professor orientador aparece
abaixo da descrição do trabalho, em letra 10, normal e também justificado à direita, e deve constar sua titulação,
respeitando-se o grau de formação. Assim: Prof. Esp. para professor especialista, Prof. Ms. para professor
mestre, ou Prof. Dr. para professor doutor. Por fim, local e data, como mencionados na capa.
JUNDIAÍ
2011
RESUMO
O presente trabalho estuda... O principal objetivo é ... A pesquisa desenvolveu-se a partir de
Os dados foram levantados através de... Abordou-se ... Analisou-se ...
Palavras-chave: .......... – .......... – .........
Explicação: no resumo, em Língua Portuguesa, descrevem-se os principais tópicos do texto original e indica-se,
sucintamente, seu conteúdo. O resumo deve ser a síntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara,
concisa e direta. A palavra RESUMO deve ser escrita em fonte 14, negrito, todas as letras em maiúsculo. No
corpo do texto, separado após um <enter> deve-se ressaltar o tema, a importância e o objetivo do trabalho.
Descreve-se brevemente a realização da pesquisa feita pelo grupo e sua contribuição para com o mercado
profissional. O resumo, escrito em 3ª. pessoa do singular e /ou na forma impessoal, o que propicia maior
credibilidade ao texto, deve ser redigido em um só parágrafo, sem o recuo de margem, com espaçamento
simples, fonte 12. Contém entre 250 e 500 palavras, salientando-se a importância da colocação de três palavras-chave. Estas são aquelas que mais se repetem ou são de grande importância no trabalho como um todo.
Exemplo de texto para Resumo:
RESUMO
O presente trabalho estuda o funcionamento de uma biblioteca. O principal objetivo é analisar a infra-estrutura,
os equipamentos e os serviços da Biblioteca Leme do Prado. A pesquisa desenvolveu-se a partir de uma revisão
de literatura na área de biblioteconomia sobre a temática Biblioteca Universitária. Os dados foram levantados
através de formulário implementado e atualizado a partir da obra Guia das Bibliotecas Brasileiras publicado
pelo IBGE, em 1980, e aplicado à diretora da Biblioteca, permitindo traçar o seu perfil com relação à sua
localização, o tamanho das coleções (total de volumes), a existência e adequação da área destinada à Biblioteca,
a existência de equipamentos, a quantidade e qualificação de pessoal. Abordou-se o histórico da Biblioteca no
Brasil e suas funções. Analisou-se a importância da Biblioteca Universitária na disseminação da informação e na
construção de uma sociedade mais democrática e dinâmica.
Palavras-chave: Biblioteca – Funções – Jundiaí
SUMÁRIO
Digite o título do capítulo (nível 1) .......................................................................................... 1
Digite o título do capítulo (nível 2) ......................................................................................... 2
Digite o título do capítulo (nível 3) ..................................................................................... 3
Digite o título do capítulo (nível 1) .......................................................................................... 4
Digite o título do capítulo (nível 2) ......................................................................................... 5
Digite o título do capítulo (nível 3) ..................................................................................... 6
Explicação: O sumário consiste na enumeração dos capítulos do trabalho, na ordem em que aparecem no texto,
com a página inicial de cada capítulo. A palavra SUMÁRIO, centralizada, deve ser escrita em fonte 14, negrito.
Deixa-se um espaço em branco de espaçamento 1,5. Os capítulos, escritos em letra maiúscula, devem ser
numerados em algarismos arábicos, a partir da Introdução até os Anexos/Apêndices. Havendo subdivisão nos
capítulos, deve ser adotada a numeração progressiva, sempre em número arábico. Apenas a primeira letra das
palavras do subtítulo escreve-se em letra maiúscula.
Exemplo de Sumário:
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ........................................................................................ ........................................................... 4
CAPÍTULO 1 FORMATO .......................................................................................................... ....................... 6
1.1 Digitação do Documento ................................................................................................................................. 6
1.2 Margens do Documento .................................................................................................... ............................... 6
CAPÍTULO 2 ESTRUTURA ........................................................................................................ ...................... 8
CAPÍTULO 3 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS ............................................................................................... 9
3.1 Capa .................................................................................................................... .............................................. 9
3.2 Página de Rosto ....................................................................................................................................... ......... 9
3.3 Agradecimentos ................................................................................................... ............................................ 11
3.4 Resumo ................................................................................................................. .......................................... 12
3.5 Sumário ........................................................................................................................................................... 14
CAPÍTULO 4 ELEMENTOS TEXTUAIS ....................................................................................................... 16
4.1 Citações ............................................................................................................. .............................................. 22
4.1.1 Apresentação de informação no texto - Citação .......................................................................................... 22
4.1.2 Notas de Rodapé ....................................................................................................... ................................... 25
CAPÍTULO 5 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS ............................................................................................. 26
5.1 Referências ............................................................................................................. ........................................ 26
5.2 Bibliografia ............................................................................................................ ......................................... 26
CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................................................. 29
ANEXO ....................................................................................................................... ......................................... 32
FIGURAS
Gráfico 1 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.................................................................... 1
Gráfico 2 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX.................................................................... 4
Explicação: Termo designado para ilustrações ou tabelas / gráficos/ quadros/imagens/ figuras, é um elemento
que se destina a identificar os elementos gráficos na ordem em que aparecem no texto, indicando seu título, o
número da página em que estão impressos. Estas imagens merecem um sumário em separado. Se todo o trabalho
contiver apenas um gráfico, uma figura e dois quadros, por exemplo, pode ser feito apenas um sumário
indicando as páginas de todos esses elementos citados. Entretanto, se o número de quadros, figuras e gráficos
etc. ultrapassar cinco (5) imagens, há que se elaborar um sumário para cada tipo, isto é, uma lista só para gráfico,
depois outra só para tabela e assim por diante, sendo que estas listas permanecem na mesma página. No sumário
destas imagens, é importante identificar o tipo (se gráfico, ou quadro, por exemplo), colocar a legenda e
indicação da página em que está esta imagem.
Exemplo de indicação para Lista:
GRÁFICO 3 – Pesquisa com alunos da Instituição......................................................15
INTRODUÇÃO
Contextualização do assunto para o leitor.
Objetivo
Escolha do tema (justificativa).
Metodologia.
Capítulo 1.
Capítulo 2.
Capítulo 3.
Capítulo 4.
Contribuição.
Explicação: nesta primeira parte do texto, deve-se fazer uma apresentação geral do assunto do trabalho e definir
sucinta e objetivamente o tema abordado, ou seja, fazer uma contextualização para o leitor. Acrescentam-se a
justificativa sobre a escolha do tema, a hipótese, uma ideia que dê motivo à realização da pesquisa, e o objetivo
geral do trabalho (e os objetivos específicos – se houver). Todo trabalho de pesquisa segue uma metodologia,
que abrange desde bibliografia, visitas, passando por questionários, entre tanto outros métodos, a qual deve ser
descrita nesta parte textual. Por último, apresenta-se um resumo de cada capítulo do trabalho, em diversos
parágrafos, e a expressão de como o trabalho elaborado pode contribuir para a área profissional ou sociedade, em
geral.
Exemplo de Introdução:
INTRODUÇÃO
Escrever dois ou três parágrafos de contextualização do assunto para o leitor.
Partindo-se desta ideia, entende-se que ...
O objetivo deste trabalho é ... (aqui pode ser exposto o objetivo geral bem como os específicos,
levando-se em consideração a proposta desenvolvida).
A escolha do tema se deu...
A metodologia utilizada para este trabalho foi a pesquisa bibliográfica para a construção do
embasamento teórico e a pesquisa de campo, na ..., para levantamento dos dados e análise do ... .
Não será abordado neste projeto .... (algo que o leitor esperaria encontrar sobre o assunto mas não faz
parte deste trabalho).
O capítulo 1 contempla a fundamentação teórica ... .
No capítulo 2, apresenta-se o objeto de estudo deste trabalho, o qual ... .
Encontra-se no capítulo 3 a problemática referente ... .
No capítulo 4 é desenvolvida e proposta de melhoria para ... .
Espera-se que este trabalho possa contribuir para ... .
Obs.: Há que se observar a questão da coesão entre as frases e os parágrafos.
1 REFERENCIAL TEÓRICO
2 (dar título)
3 (dar título – DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS)
4 (dar título - PROPOSTAS DE MELHORIA)
Explicação: o desenvolvimento é o trabalho propriamente dito, ou seja, é o texto que contém o detalhamento da
pesquisa, citações para explicar um determinado pensamento do grupo, explicação da importância do assunto
estudado e os valores agregados. Pode conter também uma análise dos prós e contras para convencimento do
leitor.
A divisão do desenvolvimento é apresentada em capítulos. No primeiro capítulo, será abordada a
fundamentação teórica, que é a exposição da teoria defendida com base em argumentos de autoridade, ou seja,
de autores renomados que possibilitam, através de seus estudos, o entendimento do universo de sua área de
pesquisa. É aqui que as ideias dos autores aparecem em forma de citação direta, citação indireta ou citação da
citação. O segundo capítulo contempla a descrição do objeto pesquisado (informações imprescindíveis que
auxiliarão na condução da pesquisa). No terceiro capítulo, o levantamento de problema(s) observado(s) na
pesquisa de campo será exposto de maneira que se permita, obedecendo a uma sequência, como foi conduzida a
coleta de dados para a análise dos resultados. A partir disso, as informações serão analisadas tendo como
orientação a teoria defendida anteriormente e apresentadas no quarto capítulo como proposta de solução.
Assim estruturados, os capítulos devem propiciar maior compreensão, por parte do leitor, das ideias do
grupo sobre o Projeto Integrador e devem ser mencionados em páginas separadas, justificados à esquerda, em
letra 14, negrito, todas em maiúscula.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Explicação: é o espaço de retomada do tema e dos assuntos e resultados da pesquisa. Isso significa que uma
síntese é elaborada pelo grupo, seguida de questionamentos e propostas para projetos futuros. Também deve
caracterizar-se pela escrita própria, na qual se evita a cópia de textos alheios. Também é nas considerações que
se comparam os objetivos iniciais e os finais. Isto é, no início do trabalho apresenta-se uma meta que vai se
confirmar ou não conforme o andamento da pesquisa, ao final do processo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Explanação: as referências caracterizam-se como textos de apoio citados de forma direta e/ou indireta no
trabalho acadêmico e que garantem a credibilidade da produção textual. Ao final do trabalho, o aluno-pesquisador deve listar as referências utilizadas no corpo do texto. Essa identificação segue um padrão
convencionado pela ABNT e adaptado para a apresentação dos trabalhos acadêmicos da Instituição Professor
Luiz Rosa.
Exemplo de Referências:
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2000. MAZZETTI, Margarete.
S. P. Uma proposta de Articulação entre Teoria e Prática Centrada na Aprendizagem do Aluno.
2001. ___p. issertação (Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Bragança Paulista.
SANTOS, G. B.; ALVES, L. Café Aralto. Jundiaí, 2008.
SANTOS-PINCINATO, Micaela D. Escrita e Reescrita: produção de Textos no Ensino Médio sob a
Perspectiva dos Rascunhos. 2006. 106p. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - UPM, São Paulo.
REZENDE, S.C. et al. A Intermodalidade e a busca de alternativas para redução de custos no
transporte de cargas. Jundiaí, 2007.
VENTURA PUPO, Lucí Bertolo. Práticas de Leitura em Alunos do Ensino Médio. 2003. 104 p.
Dissertação ( Mestrado em Educação) – Universidade São Francisco, Bragança Paulista.
<http://www.admbrasil.com.br/abnt.htm> Acesso em 12 de dez de 2006.
<http://www.quatrocantos.com/tec_web/refere/INDEX.HTM> Acesso em 19/01/2009.
ANEXOS
Explanação: é um elemento não elaborado pelo autor, que documenta, esclarece, prova ou confirma as idéias
expressas na parte textual do trabalho acadêmico, por exemplo: modelos de documentos utilizados em empresas,
leis e pareceres que complementam uma ideia expressa no desenvolvimento do trabalho, dentre outros.
APÊNDICE
Explanação: é um elemento que consiste em um documento ou texto elaborado pelo autor, com o intuito de
complementar sua argumentação sem prejuízo do trabalho. Podem-se citar, como exemplos, o cronograma
estabelecido para o cumprimentos de prazos, modelos de questionários, o roteiro de uma entrevista, dentre
outros.
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